top of page

“…. E foi então que eu percebi como lhe quero tanto, já não me preocupo….”

  • Foto do escritor: Camila Monteiro
    Camila Monteiro
  • 13 de out. de 2023
  • 3 min de leitura

Na imagem, uma pessoa com deficiência visual está segurando um smartphone. Ela toca suavemente a tela do celular, ativando o recurso de ditado.
Navegando com facilidade: A tecnologia de ditado no celular torna a escrita acessível para todos. Foto Gerada por IA

Esta, sem dúvida, É a minha descoberta mais recente. E e uma das invenções mais antigas desta lista…. Na introdução do mês, falei que demorei muito pra utilizar algumas dessas invenções, porém, não falei quais eram elas e o porquê desta demora…. Estou falando do velho e simples “ditado” do celular! Dá pra acreditar? Como DV, justamente, era esta ferramenta que eu deveria ter usado desde sempre, visto que, ela faz o que o seu próprio nome diz: dita tudo o que falamos, sem que a gente precise digitar!

Não é o máximo? Pois é, agora, não só concordo com isso como também não sei viver mais sem o ditado! Quem é DV, demora muito tempo pra digitar uma mensagem ou um e-mail ou um registro qualquer no bloco de notas. Já falei sobre isso aqui no Blog, mas, preciso recapitular: para escrevermos uma mensagem constando um simples “bom dia”, por exemplo, precisamos que a nossa voz acessível termine de dizer letra por letra para podermos clicar e montar a palavra. Tipo: o simples “bom dia” fica: clica na letra“b” uma vez, ao ouvir a voz dizer a letra, clica duas vezes. Este processo precisa ser repetido letra a letra, o que demora quase um minuto pra digitar uma simples saudação!

Imagina quando é uma mensagem mais longa, ou um dos meus textos aqui do Blog! Em alguns textos, eu demorei três ou 4 horas na construção!🥵😨🤔! Aí, vem a pergunta: “Se tu sabia da existência do ditado, por que não usou?”…. Porque, nas vezes em que tentei, achei um saco ter que corrigir a ortografia e a pontuação de algumas frases e palavras, achei que estas correções fariam com que eu perdesse mais tempo ou um tempo igual àquele em que eu uso para digitar letra por letra….

Até que, em um belo dia, resolvi testar pra valer, sem colocar empecilhos ou desculpas no momento do uso. Resultado? O melhor possível! Hoje, sou devota e defensora ferrenha do ditado. E não só apoio o seu uso para quem não enxerga…. Videntes também teriam muitos benefícios se usassem o ditado, principalmente, mais tempo. É fato que precisamos cuidar muito a ortografia e a pontuação, pois, às vezes, o ditado não coloca a crase e escreve algumas palavras de forma errada, como não colocar letra maiúscula quando a palavra em questão está no meio do texto ou trocar a palavra que é dita por uma parecida. Tipo: falar “enquadra”, de enquadramento, E escrever “em quadra”, de estar em quadra. Entretanto, se prestarmos atenção e revisarmos os textos, o ditado torna-se uma mão na roda pro momento da escrita.

Claro que, pra quem é deficiente visual, usar o ditado também vai demandar um pouco mais de tempo, já que teremos que corrigir os pequenos erros apenas na dedução e na audição, sem usar os olhos. O que é algo minucioso. Mas, diante da maravilha que é escrever um texto de forma mais ágil e fácil, este tempinho de revisão não é nada diante do tempão que é escrever um texto sem o ditado. E pra usar este recurso, é bem simples: quando abrimos o teclado pra digitar qualquer coisa no celular, ao lado direito da tecla “espaço”, encontramos a tecla “ditado”. Pra acioná-la, clicamos uma vez até a voz acessível dizer “ditado”.

Antes de falar o que queremos escrever no texto, clicamos duas vezes e, assim que fizermos isto, falamos. Quando terminarmos, clicamos maisduas vezes para encerrar o ditado. E é bom dizer que devemos montar aos poucos o texto, pois, assim, fazer as pequenas correções fica mais fácil sem que a gente precise voltar desde o início pra verificar o que está certo e o que está errado. Então, não demora como eu pra perceber o quanto o ditado é vantajoso e uma beleza de usar! Um legítimo achado bem na base do teclado! 🥺🤩😙 Aproveita e acessa meu útimo vídeo do canal do Youtube, Camila Tu Viu? Voltei!!!!

Comments


bottom of page