top of page

“Te filmando eu tava quieto no meu canto….”

  • Foto do escritor: Camila Monteiro
    Camila Monteiro
  • 29 de ago. de 2023
  • 1 min de leitura
Mulher fazendo uma receita em cozinha , cortando ingredientes
Vídeos com receitas na tela ou em legendas não ajudam os deficientes visuais

E os vídeos? Aí, depende…. Os que narram histórias, biografias, mensagens reflexivas e músicas, na nossa língua ou em outra que o DV também domine, são tranquilos…. Mas, cuidado!⚠️❗️! O envio passa a ser inadequado quando eles são claros na linguagem e não claros nas imagens. Por exemplo: vídeos que mostram experiências, receitas nas quais as medidas de ingredientes não são ditas, só demonstradas, exercícios, apresentações de dança ou música não permitem que haja total entendimento porque dependem da visão…. Percebemos a moral de tudo pelo que é falado, pelo que ouvimos, como aplausos e sons, mas, perdemos muito daquilo que dá o plus, o que nos é dado pelos olhos….

E quanto aos vídeos com legenda e os, unicamente, sonoros? Duas opções, queridinhos: ou não manda ou manda com uma descrição do conteúdo em um novo diálogo, logo após o vídeo. Esta, aliás, é a forma mais simples e rápida de tornar a mensagem acessível, já que a voz do equipamento que usamos não aciona audiodescrição nem lê por completo as legendas….

Nos vídeos, elas mudam a cada cena e não dá tempo de ela terminar a leitura das frases, então, precisamos de ajuda!🆘🆘! Partiu cuidar o envio de vídeos? Obrigada, videntesss!😃😚🧐

Comments


bottom of page