Usar os recursos de acessibilidade dos telefones e equipamentos eletrônicos é, sem dúvida, fundamental. Independentemente da pessoa ter ou não alguma deficiência, a tecnologia e suas ramificações facilitam cada vez mais a vida de todos.
No caso das emergências, os recursos de busca são uma “mão na roda” pra pessoa que não enxerga, pois, como já falei aqui várias vezes, o DV demora muito mais tempo do que um vidente para encontrar seus contatos ou digitar qualquer número no telefone.
Como eu tenho um iPhone, utilizo a Siri, uma baita secretária que é acionada assim que chamamos seu nome. É, praticamente, uma Alexa, porém, em uma menor proporção. Os telefones modelos Android também tem este tipo de recurso e vale procurar nos ajustes qual o nome e se ele está já acionado.
Aliás, deixar habilitado este recurso é o primeiro passo pra usá-lo. Parece óbvia esta instrução, mas, às vezes, não nos damos conta que é só isto que falta. Lembro que, pra quem é DV e tem iPhone, a “Siri” funciona mesmo que o teu “VoiceOver” também esteja habilitado pois, o primeiro é acionado a partir de um pedido que tu faz direto pra tela: tipo, “Siri, ligar para a Maria”, ou “Siri, ligar para a emergência Unimed”
Já o segundo precisa ser acionado através da acessibilidade do teu telefone e tem como função ler todo o tipo de texto a partir do teu toque na tela. Ele vai fazer com que tu enxergue com os ouvidos qualquer mensagem, e-mail, contato, nota ou informação, além de te ditar todas as letras quando teclado está aberto, permitindo que tu escreva tanto letra por letra quanto utilizando o ditado.
Ambas as ferramentas São essenciais pra facilitar a vida do DV, entretanto, no quesito rapidez, a “Siri” ganha a disputa. Quando precisamos pedir algum tipo de ajuda ou quando acontece algo grave, o tempo faz toda a diferença. E é aqui que este recurso de busca deve ser usado. Além de ser muito eficaz, ele traz mais tranquilidade e segurança em momentos de desespero e preocupação, já que, o esforço é mínimo e o resultado é imediato e satisfatório.
Sugiro que tu, DV, treine o uso da “Siri”, pedindo que ela faça algumas ligações, seguindo os exemplos que mencionei logo aqui acima. Outra coisa importante é memorizar a forma como tu salva os contatos na tua agenda. Procura salvá-los com nomes simples, sem muitos detalhes que possam te atrapalhar, pois, este recurso não vai funcionar se tu falar algum nome errado. Ou ele, realmente, não vai funcionar ou vai efetuar a ligação para um nome parecido, o que, na hora do aperto, não vai te ajudar em nada.
Assim, tu já vai saber como utilizar a busca falada e vai usar esta maravilha com mais confiança e de forma correta. Então, bora brincar com a “Siri”!🤩 #siri #acessibilidade #TecnologiaAssistiva #DeficiênciaVisual #Emergências
Comments