Se tem uma mídia que, por incrível que pareça, deixa a desejar na acessibilidade é o combo redes sociais…. Páginas confusas, layouts mudados, muitas vezes, sem aviso, propagandas e anúncios com vida própria que impedem a navegação e fotos sem audiodescrição são problemas que, nós, DV’s, enfrentamos, diariamente, ao acompanharmos nossas redes, o que me fez pensar em sugestões pra melhorar esse serviço.
São elas: organizar melhor e o mais “limpo” possível as páginas, aumentando um pouco mais a fonte pra facilitar o encontro da ação que precisa ser executada pelo toque e a leitura, respectivamente, de quem não enxerga e de quem tem baixa visão; não mudar o layout com frequência, pois, quem é DV, usa a memória pra se orientar. Sempre que as informações mudam de lugar há um cansaço e uma tensão enormes e, uma coisa que foi feita pra agilizar e ajudar a vida da gente acaba dificultando tudo. O ideal, na realidade, é que não se mude a localização das coisas, mas, se for necessário, apostar nas cores das fontes e no fundo, e não mexer na ordem das ações. Quanto às propagandas, seria bem interessante se fossem colocadas de uma forma discreta e menos agressiva, já que impedem a navegação até descartarmos ou selecionarmos seus detalhes. Caso não seja possível, uma boa alternativa é aumentar as ações “descartar” e “fechar” pro DV poder continuar navegando sem demorar mil horas pra voltar ao que tava fazendo.😳☹️😛. Quando o assunto é fotos, a acessibilidade tá muito mais na mão de quem as publica do que na da rede social em questão. No Facebook, Instagram e Linkedin tu publica a foto com a legenda “sustenidoparatodosverem”, tudo junto, minúsculo e sem as aspas. Assim, a foto é descrita no momento em que tocamos nela, tipo cor e peça de roupa, fundo, quantas pessoas aparecem e como se apresentam (de pé, sentadas, sorrindo), seus acessórios (óculos, relógio, bengala), o que nos faz enxergar.
No Instagram, tem como tu mesmo descrever as fotos, com o máximo de detalhes, no “editar foto”. Ao clicar nele, tu seleciona “adicionar descrição” e insere as características. Claro que as próprias redes devem buscar a melhora e amplitude da acessibilidade das imagens postadas, mesmo que pareça improvável. Por mais que já tenhamos uma pequena descrição automática em algumas fotos, tipo: “foto de comida e área interna” ou “foto de uma ou mais pessoas ao ar livre”, o que já é um começo, ainda não é o suficiente. Entendo que essas sugestões podem demorar pra serem acatadas, pois envolvem um mundo inteiro, praticamente, entre empresas, patrocínios e usuários, porém, também entendo que uma parcela considerável da população precisa ser, de fato, incluída nessa mídia tão útil e popular. Logo, tá na hora de ser útil e popular pra todos! Bora todos fazerem sua parte!🤩😣😏😗
Que o Natal de vocês seja cheio de luz, amor e paz! Que a fé e o afeto aqueçam nossos corações e que sejamos fortes e felizes, sempre!🥰❤️👏😣😗
Comments