Como reconhecer mais as próprias conquistas?
- Camila Monteiro
- 21 de mar.
- 2 min de leitura

“…. Confesso que sou de origem pobre, mas meu coração é nobre, foi assim que Deus me fez, deixa a vida me levar….”
Celebrar por si mesmo: eita coisinha difícil!🫤🙃!
É fundamental reconhecer nossas pequenas e grandes conquistas, nossos progressos, por menores que sejam, porque, quando se trata de deficiência, cada pequeno passo é considerado grande.
Isto porque a busca constante por autonomia é lenta, cansativa, cheia de obstáculos, conflitos emocionais, e, claro, baixa autoestima. Ao mesmo tempo em que, quando nos tornamos deficientes no decorrer da vida, nos readaptamos à uma nova realidade, ou quando nascemos com uma deficiência, nos adaptamos desde cedo com ela. O processo é sofrido.
A independência não será total, pois, a deficiência não permite. Entretanto, é possível e necessário alcançar uma boa autonomia com recursos como bengala e alfabetização em Braille pros DV’s, aparelhos auditivos e LIBRAS para quem tem deficiência auditiva, muletas, próteses e cadeiras de rodas para quem é deficiente físico e, para quem tem deficiência intelectual, há diversos tipos de placas de comunicação e jogos de vários tipos e níveis que estimulam o raciocínio lógico, contribuindo para uma maior aprendizagem.
Além destes exemplos, existem os recursos de acessibilidade nos equipamentos eletrônicos que utilizamos diariamente, opções gratuitas e excelentes que facilitam muito a vida de todos nós. É só entrar em “ajustes” ou “configurações”, “acessibilidade” e escolher a opção da deficiência que tu necessitas.
Todas estas alternativas possibilitam bons e importantes progressos na busca por independência e, por isto, precisam ser celebrados. Só quem tem deficiência sabe o quanto se perde, então, nada mais justo que se comemore cada passo, cada crescimento!
Logo, aplausos pra nós, PCD’s!💕🥹😏🫶🏼👏👏👏
Comments