top of page

“…. Eu dou a volta, pulo o muro, mergulho no escuro, sarto de banda. Na minha vida ninguém manda, nã

  • Foto do escritor: Camila Monteiro
    Camila Monteiro
  • 18 de nov. de 2021
  • 3 min de leitura

Não tenho o perfil de aventureira e, por isso, não sou fã de esportes radicais…. Porém, confesso que tenho curiosidade em fazer alguns deles, como rapel ou escaladas leves, por exemplo. E, teve um esporte radical que eu fiz, simplesmente, pra preencher uma vaga e amei demais!😄! Eu o sugiro por ter me proporcionado uma das melhores sensações da minha vida: o rafting. 😎😍😱!

Cinco pessoas com um bote inclinado numa corredeira praticando rafting com sorriso no rosto e alguns boquiabertos gritando de alegria como aquele uuuuurrrúuu
Rafting: um esporte radical que proporciona uma sensação de liberdade junto à natureza.

Pra quem não sabe, o rafting é realizado em um bote no qual um pequeno grupo de pessoas, em geral, de 8 até 12, desce o rio, cada uma com seu remo. O objetivo é lutar pra manter o equilíbrio próprio e o do bote todo, já que a correnteza é forte e é fácil cair. Mas, calma, porque todos são amarrados à cordas, estando estas atadas no bote, além de todas elas ficarem, de forma estratégica, ao alcance do instrutor, o que torna tudo muito seguro.

Apesar do rio ser revolto, ele é raso e possui piscinas onde tu faz uma parada pra mergulho pra te refrescar, sendo puxado pra margem pelo instrutor por uma corda que ele te joga. Ao pegá-la, tu é “resgatado” com o auxílio da corda que te prende ao bote. O mergulho é realizado um por vez, o que te dá a chance de experimentar sozinho a delícia da água, até a “puxada” do instrutor. Depois desta parada, todos retornam pro bote e a descida continua até o seu final.

Liberdade, conexão com a natureza, limpeza espiritual e diversão são vivenciadas profundamente já quando tu chega no local. Tu embarca num tipo de carreta que leva o grupo até o topo do monte, onde o rio começa e onde estão os botes. O percurso é divino, nada íngreme e com uma paisagem encantadora capaz de te fazer esquecer de tudo o que tá fora do parque. Fiz no Parque das Laranjeiras, em Três Coroas, cidade situada há duas horas de Porto Alegre, mais ou menos. Todo o passeio dura em torno de duas horas, o que pode se exceder no caso de tu decidir almoçar e aproveitar o que tem lá.

Todo o processo é bem seguro: tu recebe instruções básicas sobre o bote e passa por um treinamento rápido pra usar o remo e os equipamentos de segurança pela equipe de profissionais de excelência, que também te acompanham durante a descida do rio. Além disso, o parque oferece uma bela e qualificada infraestrutura, com restaurante, vestiários com chuveiros, espaço pra camping, e outros esportes e atividades como paintball, tirolesa, arvorismo, stand up no lago, etc..

Pra praticar estas aventuras e curtir o lugar é preciso reservar e se informar sobre a época do ano mais propícia pras suas realizações, pois nem todas estão sempre disponíveis, o que é o caso do rafting. Quando eu fui, ainda enxergava um pouco, mas, mesmo assim, tive o cuidado de explicar pra equipe sobre minha deficiência e fui acompanhada de maneira especial: fui na parte mais interna do bote, onde também te exige muito equilíbrio porque escorrega horrores, e, na hora de mergulhar no rio, o instrutor do meu bote foi comigo pra pegar e me dar a corda que me levou pra margem.

Sim, porque, se eu fosse sozinha, certamente, agora, não estaria mais entre nós ou estaria boiando em um dos oceanos desse mundo!😳😃🤣😇😶‍🌫️👻👻! Então, tu, DV, que tem interesse ou quer experimentar algo sensacional, vai por mim…. O rafting te mostra o quanto somos abençoados por enxergarmos a natureza de forma muito mais profunda através do cheiro do verde, da terra molhada e da água do rio, e do som da correnteza, do vento, das folhas das árvores balançando, do canto dos pássaros, dos remos e dos botes batendo na água,….

Claro que, às vezes ou sempre, sentimos falta de enxergar estas belezas, eu, pelo menos, sinto, mas é possível fazer isto de outras formas, o que é um alívio…. E tu, vidente, te permite também! E fecha os olhos em alguns momentos pra sentir estas maravilhas! Bora tentar!🤗😉😆

Comments


bottom of page