top of page

“…. Puxa, puxa, vai e vem, todo mundo se dá bem….”

  • Foto do escritor: Camila Monteiro
    Camila Monteiro
  • 22 de jul. de 2022
  • 1 min de leitura

Mulher com bengala na mão é conduzida com cuidado por homem que apenas oferece o antebraço como apoio. Imagem em detalhe.
Existe um jeito certo de ajudar uma pessoa com deficiência visual. Cuidado ao tocar. Não Puxe!

Aiiiiiii! Quando somos puxados é muuuuiiiittttooo irritante!😩😠🥵! Pra ajudar alguém em seu deslocamento não é preciso puxar, ok? A regra é simples e sempre a mesma: toca a pessoa com delicadeza, oferece ajuda e, caso ela seja aceita, deixa o ajudado se apoiar ou se enganchar onde ele se sente mais seguro. Assim, a Festa do Estica e Puxa, da Xuxa, é evitada e não há desconforto nem stress….😜😂😝.

Um detalhe importante: não toca nem puxa nem te apóia nas ferramentas que a pessoa com deficiência utiliza pra se locomover!!🥺🫢🆘❗️! Bengalas, muletas, próteses e cadeiras de rodas são extensões de nossos corpos, e, quando tocados e usados por quem nos ajuda pra nos conduzir é, praticamente, uma agressão! Elas devem ficar livres e ter uso exclusivo de quem as possui, pois são nossos meios de autonomia e maior independência. Logo, faça o bem da forma certa e com qualidade…. Afinal, somos pessoas com deficiência, não trenós pra sermos puxados, queridinhos!😂😔🤯🫢😺!


Aproveita e assiste o vídeo do meu Canal do YouTube, “Tu Viu?” Sobre como usar a bengala.




Comentários


bottom of page