top of page
Foto do escritorCamila Monteiro

“…. Nublando, meu dia de sol…. Sol volte a brilhar, só mais um pouco pra eu não chorar….”

Mapa do Brasil, em perspectiva no Globo Terrestre, com manchas vermelhas e azuis indicando diferentes níveis de chuvas previstas por região para um determinado período. Quem não enxerga, não entende.
Mapa do Brasil, em perspectiva no Globo Terrestre, com manchas vermelhas e azuis indicando diferentes níveis de chuvas previstas por região para um determinado período. Quem não enxerga, não entende.

Ok! Serei justa…. Atualmente, a transmissão da previsão do tempo é um pouco mais acessível pra quem é DV, já que, quem apresenta tem mais espaço nos telejornais, o que permite o fornecimento de mais detalhes, como sensações térmicas e motivos das mudanças de temperatura, entre outras. Mas, alguns pontos são 99% visuais e precisam ser adaptados pro público que não enxerga. Vamos a alguns dos mais comuns: mostrar, por escrito e na tela, quantos graus as capitais da região sudeste tão marcando, por exemplo, e falar, somente, de Vitória e São Paulo, não é informação completa; apresentar imagens de locais que tiveram maus efeitos com chuva ou calor e não ser específico, tipo “olhem este vídeo que uma moradora de Pelotas nos mandou.

Vejam o que o vendaval fez” ou “Vejam o estado da plantação por causa da seca”. O correto seria: “…. Vejam a força do vendaval, destelhou 3 casas, derrubou 1 árvore, etc….”, ou “Vejam como a plantação tá seca e perdida por causa da falta de chuva”, pois, assim, tudo fica visível; falar sobre cores que dividem mapas, caracterizando níveis de chuva, temporais e seca nas regiões, sem descrever que cores são, o que significam e a que região cada uma se refere, não será útil pra quem não enxerga. O correto é: “A cor vermelha corresponde à região norte, que não tem chuva prevista pra este mês” e não “A cor vermelha nos mostra as regiões que não terão chuva, este mês”, por favor, ok? Obrigada!😃🥵😜!

Claro que, atualmente, temos outros meios de saber o tempo além da TV ou vídeos, em geral, como o próprio celular, o que permite a nós, DV’s, sermos mais independentes neste quesito. Porém, é fundamental que todas as formas de mídia que informam meteorologia repensem e avaliem o quanto tão sendo, realmente, inclusivas, pra que todo mundo se aproprie de 100% do que é passado. E, se não tão sendo, dá pra perceber, pelo que exemplifiquei, que adaptar pequenos detalhes não demanda tanto tempo nem esforço, né? Então, não custa fazer este pouco em prol da acessibilidade verdadeira, visto que, vale um muito pra quem precisa!😃😣!

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page