top of page

“…. O pedido que se cumpriu, para ser o que for, e ser todo….”

  • Foto do escritor: Camila Monteiro
    Camila Monteiro
  • 28 de jul. de 2022
  • 1 min de leitura

Mão de um homem impedindo que alguém se aproxime para ajudá-lo.
Pergunte ao Deficiente Visual antes de avançar para dar qualquer tipo de ajuda

Esta ação é a que menos acontece, por incrível que pareça: perguntar antes de ajudar!🤭🥺! A velha e boa “Com licença, tu precisas de ajuda?” e suas várias versões, como “Oi. Posso te ajudar?” ou “Oi. Tu queres alguma ajuda?” É a principal regra pra ajudar uma pessoa com deficiência sem ser invasivo e inconveniente.😞😖. É simples: funciona assim pra todo mundo….

Com ou sem deficiência, ninguém gosta de ser abordado, de repente e sem nenhum sinal, mesmo que o intuito seja o de ajudar…. Impor tua presença sem que o ajudado tenha a chance de optar ou não por ela é um desrespeito e uma grosseria, mesmo que pareça óbvio que a ajuda seja necessária.🤨😡🫢. Além disto, vale destacar, mais uma vez, outra regrinha amiga: juntamente com a tua oferta, toca de leve na pessoa pra que ela saiba da onde tu tá vindo, em especial, se ela for DV…. Já é bem desagradável não enxergar, então, quando sabemos pra qual direção olhar, é um alívio e nos faz ter confiança no ajudante….😄😆.

É isso, queridos! Continuem nos ajudando, se preocupando com a gente e nos cuidando, mas com a nossa permissão e com empatia. Afinal, todas as pessoas gostam de respeito, carinho e pele lisa, sem hematomas, já que, o toque é leve, e não um golpe de Boxe, ok? Bora ajudar com consciência e zelo, sem exagero, leitores queridos!🤓😜🥺😶‍😙

Quer aproveitar e ir lá no meu canal e assistir o vídeo sobre superproteção. Não perca, está bem legal.

Comments


bottom of page