top of page

“…. Vou fazer de um papel um avião, pra te mandar essa canção de amor. Avião de papel….”

Foto do escritor: Camila MonteiroCamila Monteiro

mulher manipula documentos em um fichário de gaveta
Organizar documentos de papel e identificá-los é fundamental para deficientes visuais

Documentos importantes, como os de identificação e contratos de investimentos, financiamentos, cupons fiscais, garantias de produtos e serviços, escrituras, apólices de seguros e comprovantes de pagamentos precisam ser separados e guardados de forma estratégica e de fácil entendimento pra que o DV encontre sem stress e bagunça.

Pra começar, quem não enxerga deve participar opinando durante o processo e identificando cada documento pra se apropriar de tudo. Como estes papéis são, na sua maioria, quase iguais em textura e tamanho, além de exigirem visão pra plena leitura, é fundamental que o DV saiba o que cada um apresenta. Marcá-los com clipes diferentes e saquinhos plásticos ou de tecido ajuda a separar a escritura da casa do seguro de vida, por exemplo. Pastas-fichário e de folhas plásticas são opções boas pra guardar comprovantes, garantias e investimentos. Pastas de elástico, gavetas e porta-trecos são ótimos pra guardar passaportes, títulos eleitorais e carteiras de trabalho, ou documentos de uso pontual.

Sugiro, também, o uso das notas do celular pra anotar onde estão e as cláusulas, informações e contatos mais relevantes pra tu ter acesso rápido e seguro quando necessário. E, caso tu more sozinho, pede pra alguém da tua confiança te ajudar nesta organização pra que tu tenha certeza sobre os locais e conteúdos. Então, mãos à obra e bora organizar a papelada, meus queridos!😌😳🤔🙀👏!


Tem video novo no meu Canal do Youtube com dicas de 3 livros de superação. Vai lá e aproveite e te inscreve no canal. Se já te inscreveu, obrigada, e manda para teus amigos.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Hozzászólások


bottom of page