“…. Me diz o que é que eu faço com esta solidão, tentei te esquecer….”
- Camila Monteiro
- 28 de jun. de 2024
- 2 min de leitura

Já falei em alguns posts, aqui, sobre o quanto é fundamental envolver o DV em toda a organização da casa. Quem não enxerga precisa saber onde os objetos e itens de todas as peças estão e como identificá-los com facilidade e de maneira correta. No caso do DV que mora sozinho, sugiro que, pelo menos no momento em que vai se apropriar e organizar o espaço, sempre leve alguém da sua confiança para auxiliá-lo, pois, nestas horas de bagunça, é muito provável que haja confusão e muita mistura entre os pertences.
Nas emergências, precisamos ter acesso rápido e certeiro à documentos que, não estando em locais estratégicos e, minimamente, conhecidos, transformam uma situação ruim em algo muito pior. Por isto, fica a dica: deixe sempre à mão, e juntos, os documentos mais importantes e que devem ser usados nos “apertos” da vida. Uma pasta ou um envelope grande são exemplos de organizadores bem funcionais e práticos pra identificação, como um clipe, ou grampo de grampeador, fita durex, crepe ou um adesivo qualquer com uma textura considerável e marcas no papel do envelope ou no elástico da pasta.
Isto tudo ajuda a separar o que é relacionado à saúde, como carteiras de convênio, exames importantes, laudos específicos, carteiras e certificados de vacinação, e, até mesmo, seguros de vida e auxílio funeral. Outro detalhe importante é onde guardar a pasta ou o envelope com tudo organizado.
Procura armazenar em uma gaveta ou um armário onde qualquer pessoa, caso seja necessário, consiga acessar. Temos que lembrar que, nestas horas, a rapidez conta ponto, então, quanto menos instruções precisarmos dar, melhor vai ser pra todo mundo.
Seguir este roteiro pode não fazer muito sentido pra quem é vidente, apesar de que, quando as emergências acontecem, ter tudo organizado é bem positivo e faz diferença não só pra quem tem deficiência. Porém, quem não enxerga precisa ter e construir ferramentas e recursos que facilitem o acesso a tudo dentro de casa. Nossos olhos Serão nosso tato no quesito documentos, e, justamente por isto, saber onde está a “papelada desagradável, mas, amiga” é necessidade!
E, pra encerrar, repito: conversar sobre possíveis acidentes e momentos de emergência faz com que, quando e se acontecer algo deste tipo, todos da casa ou os mais próximos da pessoa que mora sozinha, consigam lidar com a frieza e a praticidade que estes momentos exigem. E quando falo todos, me refiro a quem enxerga e a quem não enxerga, pois estes acontecimentos não escolhem pessoas nem lugares, não sabem e não se importam se há ou não há organização.
Então, bora organizar e compartilhar as informações!🆘😰😄 #Acessibilidade #Organização #Inclusão #Documentos #Emergências
Comments