Natação: atletas com deficiência física/motora.
A natação, nas Paralimpíadas, possui classificação esportiva tanto para deficiência física quanto para as deficiências visual e intelectual. Neste post, falo sobre a natação para atletas com deficiência física, modalidade que desperta muita curiosidade no público.
São disputadas as quatro provas com os quatro estilos de nado: craw (livre), costas, peito e borboleta, além da mistura dos quatro estilos chamada medley. as dimensões da piscina são as mesmas da piscina dos Jogos Olímpicos e as competições acontecem provas de 50 m, 100 m, 200 m, e 400 m.
os atletas com maior comprometimento físico podem já iniciar a prova dentro da água, podendo ter o auxílio de um staff que vai retirar o atleta da cadeira de rodas para colocá-lo na posição de largada, sem qualquer tipo de impulso.
as nomenclaturas do esporte são:
S - nados livre, costas e borboleta.
SB - Na do peito.
SM - nado medley.
Para classificar o grau de deficiência e definir as competições, o Comitê Paralímpico segue a seguinte ordem:
A modalidade, apresentada logo acima e o número referente à classe do atleta.
no caso da deficiência física, as classes partem do número 1 até o 10, sendo que, quanto maior for o comprometimento motor, menor será a classe.
ex: S1 - modalidade livre deficiência física severa.
SB10 - nado peito deficiência física leve.
Membros especializados em saúde física e clínica do comitê são os responsáveis pela avaliação e classificação dos atletas, submetendo-os a testes motores, de força muscular a partir dos resíduos musculares imobilidade articular.
A natação já foi palco de 125 pódios nos jogos paralímpicos, conquistando o segundo lugar entre as modalidades que mais trouxeram medalhas para o Brasil, perdendo somente para o Atletismo.
Então, por ter este papel tão importante dentro do esporte, vale muito a pena assistir a algumas competições e curtir o espetáculo.🏊🏻♀️🏊🏿🏊🏻♂️. #NataçãoParalímpica #Superação #AtletasComDeficiência #EsporteInclusivo #Inspiração
Comments