top of page

Mentira tem perna curta, sim!😇😟😩😮🙄🤥

Foto do escritor: Camila MonteiroCamila Monteiro

Imagem de Pinóquio com o nariz bem comprido e os braços abertos como quem se culpa por mentir. Na ponta do nariz está o Grilo Falante recriminando o menino pela mentirinha
O que parece não é. Pinóquio, quando mentia, crescia o nariz como na imagem

É fato que a acessibilidade vem progredindo nos últimos anos, o que é ótimo e mais que necessário. Porém, por trás de rampas de acesso, sinalização nos degraus e cordões de calçadas, pisos táteis, semáforos sonoros, elevadores com os números dos andares em Braille e da maior oferta da audiodescrição, ainda há precariedade, falta de qualidade e muitos equívocos que prejudicam o DV no momento em que estes recursos são utilizados. Pra apontar estas falhas e sugerir mudanças, dedico este mês à acessibilidade de “mentirinha”….😮😩😃. E, sabe o que é mais interessante? As dicas têm muito mais a ver com bom senso, criatividade e vontade do que com dinheiro e altos investimentos!😁😉😏! Então, vamos lá! Rumo à acessibilidade de verdade!🥺😮‍💨😆



“…. Nem um toque e eu querendo, dizer muito prazer…. Nem um toque e eu sonhando….”



A principal falha, na minha opinião, é o piso tátil. Pra quem não sabe, este piso serve pra orientar os DV’s, funcionando como guia na locomoção, pois apresenta saliências que servem pra diferenciá-lo das calçadas e dos pisos de shoppings e aeroportos, por exemplo. Existem dois tipos de saliência: o que tem o formato de linha reta, que encontra-se nos locais que mencionei logo acima. O outro é o usado nas rampas de acesso às ruas, onde há semáforos e faixas de segurança, pra alertar que a calçada tá no limite, além de sinalizar a chegada de escadas rolantes e rampas em lugares fechados. Seu formato é do tamanho da rampa ou de um retângulo, todos preenchidos com círculos em alto relevo parecidos com moedas de 1 real.

Os pisos táteis são fundamentais pra segurança, tranquilidade e autonomia de quem não enxerga e pra quem tem baixa visão e, por isto, seria maravilhoso se, os poucos que estão disponíveis, fossem, realmente, úteis. Sim, porque, como podem ser úteis se a maioria das nossas calçadas é puro buraco, cheia de pisos e lajes quebrados e cheia de outras saliências causadas pelo passar do tempo, descuido ou clima? Não faz sentido ter piso tátil se não conseguimos identificá-lo na calçada nessas condições, já que tudo nela é saliente, não só a parte tátil!.

A solução deste problema é simples: reivindicar pelo reparo das calçadas em mau estado. Este é um dever nosso, não só de nós, DV’s, mas de todas as pessoas, uma vez que, todo mundo transita pelas calçadas em algum momento. Logo, quanto mais planas e decentes elas estiverem, mais seguras e acessíveis se tornarão, o que trará benefícios pra todas as pessoas. Também há a opção dos próprios moradores da rua se unirem e providenciarem o reparo, o que ajudaria muito e não custaria tanto tempo ou dinheiro. Qualquer ação ou iniciativa que vise essa solução será bem-vinda, bem recebida e, acima de tudo, necessária. Assim, todos ganham e entendem que a acessibilidade é pra todo mundo.😌😗😙🤩!

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


sergio9tavares
sergio9tavares
Feb 05, 2022

Curto e grosso !!!!

Mentira nunca foi uma coisa boa porque além de ser desmascarados espinha o nariz .


Like
bottom of page