top of page

“…. E sem se queixar, as peças vão voltar pra mesma caixa….”

  • Foto do escritor: Camila Monteiro
    Camila Monteiro
  • 24 de mar. de 2023
  • 1 min de leitura

Homem cego, descendo uma escadaria de bengala e segurando um guarda-chuva
Equilibrar a mente e o corpo é fundamental para o deficiente visual. Foto de MART PRODUCTION no Pexels

Ahhhhh! Esta aqui acaba com nosso equilíbrio: lamentar que, ser DV, faz o corpo ficar devagar, mesmo que a mente continue rápida! Sim, é difícil coordenar esta realidade, mas, enquanto a deficiência existir, conviver com isto é questão de sobrevivência, queridinhos! Sinto muito!😞😢🥵! Aprender a equilibrar este desencontro é fundamental e, o passo principal é desacelerar o corpo, ou melhor: desacelerar a vontade de acelerar o corpo….😖🤬😱.

Entender e aceitar que pressa e rapidez não combinam com deficiência visual e só prejudicam quem é DV! Além disso, querer equiparar o mental com o físico causa frustração, raiva e faz com que se corra risco. Nós, DV’s, já temos a desvantagem de um sentido a menos, então, o perigo é maior o tempo todo…. Tentar ser alguém ou fazer algo que te faça arriscar teu bem estar, tua saúde ou tua vida é desperdício de tempo e energia. Então, procura praticar a paciência com o ritmo do corpo, acelerando um pouco nas atividades e nos locais que tu tá mais familiarizado, e respeitando a tua insegurança e teu limite.

Quem é vidente, também precisa ter esta paciência, este respeito e a sensibilidade pra perceber a dificuldade do DV em administrar mente e corpo. Diante disso, segue a vida, te aceitando cada dia um pouco mais, pra que a vida seja mais leve e que, apesar dos obstáculos, tu tenha a certeza de que ela é boa, especial e feliz…. Só basta uma pitada de autoestima e de amor próprio.😚😣🥰

Comments


bottom of page