Ah, as lojas de departamento! Difícil! 😳😱! O problema, aqui, é a falta de pessoas para atender os clientes. Como elas, normalmente, são bem grandes, com vários setores e muitas opções de produtos, não tem chance de um DV se localizar e escolher o que quer.
Claro que, quando se vai com alguém ou se conhece algum funcionário, a compra é mais fácil, mas, como ninguém é obrigado a fazer compras sempre acompanhado ou dependendo da boa vontade de outras pessoas, é preciso acessibilizar esta hora de necessidade e prazer.
Para isso acontecer, eu repito a sugestão que acho mais prática e econômica: disponibilizar um funcionário para atendimento personalizado, principalmente, para o cliente que não enxerga. Vamos pensar: temos que encontrar o artigo desejado, ver o tamanho e cor, entender o modelo, ir até o provador, levar até o caixa e fazer o pagamento, o que, hoje em dia, é cada vez mais eletrônico e estilo self-service. Não preciso dizer o quanto isto tudo é uma piada para quem tem deficiência visual né? Cômico, se não fosse trágico!😄🤯🤨! Respondam, proprietários queridos: como o DV faz nestas situações? Se pro vidente esta coisa “solta” demais já é complicada e irritante, imagina como é pra quem não tem visão. Colocar um atendente humano pra assessorar e acompanhar o DV é garantir o direito à acessibilidade real e facilitar o acesso a estes estabelecimentos por parte, também, de quem enxerga. Como falei acima, esta solução é a mais prática, beneficiando a todos os clientes, além de ser a mais econômica, pois custa bem menos redirecionar um funcionário ou contratar alguém para este posto do que traduzir todas as etiquetas e indicações de preços pro Braille, certo?
Destaco que uma coisa não impede a outra, porque, disponibilizar informações públicas também em Braille seria o ideal, porém, ter um profissional disponível e preparado para este tipo de serviço já resolve esta questão. Então, proponho esta reflexão e peço que se torne ação. Um espaço onde todas as pessoas são atendidas com excelência e tendo a suas necessidades supridas, independentemente de efetuarem compra ou não, só tem a ganhar. Praticar a acessibilidade verdadeira e o incentivo ao consumo mais humano e solidário é um inteligente caminho para o mundo melhor e justo para todas as pessoas.
Bora pôr gente pra atender a gente!😉😙 #Acessibilidade #Inclusão #Direitos #AtendimentoPersonalizado #LojasDeDepartamento
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