Quis encerrar minha lista com um livro que nos enche de boas e sábias lições: “Extraordinário”, de R. J. Palacio. August, carinhosamente chamado de Auggie, é um menino adorável que vive com seus pais, Isabel e Nate Pullman, e Olívia, sua irmã mais velha, e que estuda em casa, desde sempre, tendo sua mãe como tutora. Isto porque Auggie nasceu com uma grande deformidade facial, o que deixou seu rosto uma imagem bem pouco bonita, mesmo após 27 cirurgias reparadoras, inclusive, pra ver e ouvir melhor, o que fez a família prorrogar o seu ingresso em uma escola.
Mas, como Auggie tem 10 anos e se encontra no último ano do Ensino Fundamental I, o que equivale ao 5º ano, a mãe propõe que ele inicie sua vida escolar a partir de então, o que o menino acata, mesmo assustado e ansioso. O período é marcado por bullying, decepções e adaptação árdua, entretanto, traz autoconhecimento, autoconfiança, grandes amizades e o entendimento de que as diferenças enriquecem as relações, além de nos fazerem especiais….
Uma estória que nos mostra como podemos ser fortes e que a aceitação precisa ser executada, primeiramente, por nós mesmos, com nossas próprias vidas, pra que possamos ser aceitos e aceitar os outros.
A obra também foi pro cinema com um belo e competente elenco: Julia Roberts e Owen Wilson atuam como Isabel e Nate, pais de Auggie, e Jacob Tremblay como Auggie, que brilha e dá show como protagonista. O longa é de 2017 e é uma ótima opção pra ser assistido em família, pois, além de dar vida ao livro, estimula a reflexão sobre a importância, o verdadeiro significado e o papel familiar no desenvolvimento da autonomia, da coragem e da autoestima dos filhos! Leiam e assistam!☺️😸😄
bem legal! adorei, Camila