“…. Eu protegi teu nome por amor, em segredos de liquidificador….”
- Camila Monteiro
- 23 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Falei sobre eletrodomésticos no Canal, neste vídeo aqui ao lado, mas, não posso deixar de falar neles de novo, já que são, também, uma “mentirinha” no quesito acessibilidade. 😮. É inquestionável a facilidade e a praticidade trazidas por estes equipamentos…. A inteligência artificial tá chegando pra ficar e, não tem jeito: ou seguimos ou ficamos pra trás!

Mas, pra quem não enxerga, toda esta modernidade ajuda pouco, ou quase nada…. Por que? Ok, vamos lá!🤔🙂….
Primeiro: máquinas de lavar e microondas executam suas funções, basicamente, por toque na tela, sem nada tátil que auxilie na identificação.
Segundo: sons muito parecidos, ou iguais, que avisam cada número ou serviço. Terceiro: acesso difícil das opções de acessibilidade, quando existem. Em TV’s, por exemplo, chegar no serviço que tu precisa é um sacrifício, às vezes. Quarto: zero descrição em áudio. Enfim, é urgente a melhora e a adaptação destes produtos, pra que todas as pessoas, de fato, possam usá-los.
Seguem sugestões “amigonas”:
A. Das 2, uma, queridos fabricantes: ou coloquem sons bemmmmmm diferentes uns dos outros pra notarmos a diferença entre as opções ou coloquem uma voz eletrônica narrando o que aparece na tela.
B. Criar métodos táteis de identificação pra esses produtos também é um bom caminho pra complementar, ou substituir, os avisos sonoros. Além de poderem ser feitos com materiais baratos e simples, como papelão, isopor e EVA, podem ser feitos pelos próprios fabricantes, o que é o ideal, ou pelo consumidor. Fazer algo bem simples pra ser colado no teclado do microondas e ao lado da máquina de lavar ajuda a gente a ter certeza do que acionamos.
C. Colocar um botão específico da áudio descrição nos controles remotos também facilitaria muito pra nós, DV’s. Pras TV’s que já foram fabricadas, simplificar o acesso à opção “descrição do áudio” é fundamental pra que selecioná-la seja fácil, e não penoso, como é. Algumas já estão sendo fabricadas com todo o menu em áudio, o que é divino…. Porém, o valor é gigante, detalhe que, provavelmente, mudará com o tempo. Apesar da quantia, vale o investimento, caso tu tenha a grana.
Enquanto não temos esta melhoria, compartilho como me viro pra acionar o que quero: no microondas, decorei o lugar do botão de ligar e parar e conto os segundos, já que não tenho certeza de quais números apertei. Na máquina de lavar quase nunca mexo, mas, quando o faço, conto os sons até chegar no serviço que quero, assim como na TV ou Blu ray. O negócio é decorar, queridinhos!🙄😳🤨!
Então, partiu inventores, fabricantes e auditores/fiscais que controlam a qualidade dos produtos…. Vamos acertar estes ponteiros pra que tenhamos nossos direitos atendidos, de verdade!
Commentaires