top of page

“Já coloquei num outdoor, em todos os jornais…. Meu retrato, o telefone e o endereço…. Não acredito

  • Foto do escritor: Camila Monteiro
    Camila Monteiro
  • 16 de dez. de 2021
  • 2 min de leitura

Mesa para quatro pessoas de um hotel, bem decorada com mar cristalino ao fundo e barcos enfileirados numa marina.
Imagina uma mesa bonita de um hotel com uma vista maravilhosa para o mar e uma pequena marina. Mas aonde fica? Se não falarem para quem não enxerga, nunca vamos saber, ainda mais numa dica ou num comercial.

Ah, isto é irritante: tá passando uma propaganda com um narrador falando sobre um filme e, justamente, no final, ele não diz o nome deste filme e só aparece o título na tela, ou o repórter dá uma notícia sobre um local específico e finaliza dizendo que o endereço e o telefone tão na tela…. 😛😕😫🤬. Isto é um problema, pois, quem é DV, “bóia” e precisa ir atrás da informação mais importante.

Exemplos como: “quer um ambiente acolhedor, com cara de casa, decoração moderna, bons restaurantes, farto café da manhã e terraço com bar e piscinas térmica e externa? Então, vem! Estamos te esperando! (narração encerrada). Aí, silêncio, aparecendo o nome “Hotel Água Viva”., ou “ótimas oportunidades de emprego, somente hoje e amanhã, e, é bom agilizar, caso tu esteja interessado ou esteja precisando porque, olhem só…. A fila só cresce! Venham nestes horários e neste endereço da tela, logo abaixo.”, ou ainda: “é muito fácil ajudar a instituição…. Segue as redes sociais da tela e manda WhatsApp pro número que aparece aqui. Os valores estão na tela também.”, devem ser narrados do início ao fim, principalmente, o fim, já que, é nele que sabemos o que mais importa.

Pra fazer isto, basta readaptar o discurso: ou diminuir os detalhes da primeira parte ou aumentar alguns segundos pra inserir o que não é narrado. Às vezes, claro, há muito conteúdo a ser dito, como várias vagas, redes sociais ou opções de preços, mas, até mesmo nestes casos, é possível incluir quem não enxerga na informação. Uma dica é narrar as formas de contato dos locais ou mídia pra todos poderem saber onde e a quem recorrer pra se aprofundar do que foi abordado. Outra dica é falar o mais importante da mensagem, como o nome do filme e a data de sua exibição ou o nome do local e seu endereço, pra clarear o caminho de quem precisa.

Estas são algumas alternativas pra acessibilizar o que é passado nas mídias, pois, apesar de todos sermos iguais perante Deus, somos diferentes uns dos outros. E, tem uma galera que é DV e tem necessidade dessas mudanças. Então, partiu se esforçar, só um pouquinho, mídias queridas!🥵🤩

Comments


bottom of page