top of page

“…. Vou de táxi, ‘cê sabe, tava morrendo de saudade….”

  • Foto do escritor: Camila Monteiro
    Camila Monteiro
  • 28 de jan. de 2022
  • 2 min de leitura

Camila Monteiro de touca, óculos escuros, manta, bem protegida o frio,  na estação de trem de Londres para Windsor na Inglaterra com um trem azul com detalhes em vermelho ao fundo.
Camila na estação de trem de Londres para Windsor na Inglaterra

O último ponto, porém, não menos importante, que precisa ser estudado e organizado pra viajar, na minha opinião, é a locomoção que vai ser feita na cidade pra qual tu vai. Isto deve ser feito com base no roteiro e no local onde tu ficará hospedado, pois, só quando entendemos como a cidade se divide e onde ficam suas zonas e seus bairros é que conseguimos definir o transporte que usaremos, quais os mais baratos e seguros e se, ainda, é preciso algum, já que, dependendo de onde tu fica, tu pode explorar a maior parte da cidade caminhando.💪🏼🏃🏻🏃🏻‍♀️.

Se teu destino exigir transporte e tu estiver com mais pessoas, o ideal é calcular a quantidade de transporte público que tu vai usar e seus valores e qual o custo aproximado de um táxi. Há sites específicos, neste caso, nos quais tu pode escrever os endereços de origem e destino e ter uma ideia do preço do percurso, porque, às vezes, vale mais a pena, especialmente, quando há mais gente.

Camila Monteiro e a mãe em roupas leves em tons rosados em frente ao castelo do Parque Magic Kingdom em Orlando, na Flórida
Camila Monteiro com a mãe no Parque Magic Kingdom em Orlando, na Flórida

Se tu estiver sozinho, além da opção do táxi, há as passagens avulsas de ônibus, metrô, trem e/ou bonde, que são ideais quando tu não vai usá-las com frequência. Se tu pretende te deslocar muito dessa forma, vale adquirir um passe que te dá acesso, normalmente, à mais de um tipo de transporte público, possibilitando que tu ande pelo local durante o período da tua estada por um preço bem vantajoso. Por isto, é fundamental que tu analise o que é melhor pra tua segurança e pro teu bolso, procurando avaliar qual e como é a oferta de transporte da cidade.

Pra ti, DV, todo este estudo é mais que necessário…. Mesmo que tu perceba que as estações, paradas ou pontos são acessíveis, com anúncios sonoros, elevadores e escadas rolantes, por exemplo, pede ajuda, te comunica e, o mais importante: tenha calma!🦥🐢! Caminha devagar pra te apropriar do espaço e calcula um tempo considerável, bem adiantado, pra tu cumprir horário, quando precisar, porque, não te esquece dos “extras”: muita gente com pressa, correndo e sem paciência, grandes estações de metrô que disponibilizam muitas linhas, pontos de ônibus ou bonde com vários destinos,…. Isto tudo atrapalha, causa tensão e influencia no tempo do deslocamento, principalmente, se tu estiver sozinho.

Camila e o namorado sentados num carro temático dirigido por um pato, personagem do Parque Aquático Aqualokos em Capão da Canoa
Camila e o namorado curtindo o Parque Aquático Aqualokos, em Capão da Canoa

Pra que haja menos atucanação*, sugiro que tu vá nas estações e paradas próximas do local onde tu te hospedará, aquelas que vai usar mais, e passeia por elas, pra tu já fazer uma imagem antes de começar tuas “andanças”…. Aí, aproveita pra comprar teu passe ou algumas passagens pra deixar o máximo resolvido, pois, assim, tu relaxa e curte mais a viagem. Então, junta as dicas desse mês e partiu viajar, meus queridos!🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿🇦🇴🇧🇷🇨🇦🇨🇻🇨🇳🇰🇷🇺🇸🇪🇬🇯🇵🇲🇽🇳🇴🇳🇿🇵🇹🇵🇾 *Atucanação - vem de atucanado, expressão popular na linguagem dos gaúchos, para quem está meio perdido, atrapalhado ou até incomodado. Algo que te atucana é algo que te incomoda, atrapalha, dificulta, te deixa perdido.

Comments


bottom of page