top of page

“…. Caminhando e cantando e seguindo a canção….”

Foto do escritor: Camila MonteiroCamila Monteiro


Mulher ajuda homem cego a caminhar na rua de bengala.
Para deficiente visual desenvolver coordenação motora é preciso caminhar nem que seja com a ajuda de alguém. Foto: Enen Li/Pexels

Está com algum problema de coordenação motora, vidente querido? Brinca de caminhar de olhos fechados e depois a gente conversa 🤭😊. A boa e velha amiga coordenação motora entra na tua vida quando o assunto é deficiência visual.

Pensar e agir conectando, todo o tempo, a audição, o olfato e o tato com os movimentos das pernas e braços com a bengala é pros fortes! 👏💪🏼! Até isto acontecer de forma automática demora muito, e, mesmo quando isto acontece, dificilmente tu vai ter a sensação de estar 100% certo de que tudo isto está sincronizado.

Uma das formas de potencializar a tua coordenação motora sendo DV é ir pra rua, te desafiar, praticar essa conexão. Começa aos poucos, com alguém da tua confiança te acompanhando e te orientando, primeiro em lugares conhecidos e depois parte pros desconhecidos. A única forma de termos segurança e confiança em nós mesmos é nos colocando um pouco em risco, pois, assim, nos conhecemos melhor como DV’s, tendo, minimamente, noção de como lidar com todas estas informações.

Sei que é assustador, não só para nós, mas também, para as pessoas próximas a nós, porém, é necessário e precisa ser construído aos poucos, sem pressa e com muita responsabilidade, sempre equilibrando o avanço do processo com o menor risco, o que é bem difícil sem a visão. Por isto que é fundamental começar este treinamento com alguém da tua confiança por perto, para que tu consigas te entender com todas essas questões. A partir do momento que te sentir um pouco mais seguro, aí sim: recomeça o teu treinamento aos poucos, porém, agora, sozinho.

Com a prática, a tensão e o medo vão diminuindo, mas é preciso continuar praticando e fazendo algumas coisas sozinho. Já falei sobre isto aqui, em vários posts e também lá no meu Canal do Youtube, mas acho bem importante repetir: atividades físicas relacionadas a deslocamentos, mesmo que mínimas porque ajudam muito no processo da coordenação motora. Dança, caminhadas, alongamentos com exercícios de força, como Pilates e Ioga, são excelentes alternativas pra trabalhar equilíbrio, orientação, mobilidade, fatores imprescindíveis que complementam o sistema motor e contribuem para o seu maior e melhor desenvolvimento.

Então, DV querido, bora “dar a cara tapa” e botar esta carinha linda na rua, em direção à tua independência! E tu, vidente, pratica esta mistura entre os outros sentidos e o ritmo da tua caminhada e brinca de olhos fechados pra perceber o quanto a coordenação motora é fundamental na nossa vida. 😮‍💨🙁🤓. Tenho certeza de que tu vais te surpreender!😜😃 #CoordenaçãoMotora #DeficiênciaVisual Aproveita e assiste mais um episódio da série: Desliga a TV e vai ler um livro do meu canal do Youtube: "Tu, viu?".




Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page