top of page

Como cuidar melhor da visão?

  • Foto do escritor: Camila Monteiro
    Camila Monteiro
  • 1 de fev.
  • 3 min de leitura

A imagem retrata um ambiente de trabalho acolhedor e moderno. À esquerda, há um laptop aberto, emanando uma luz suave, sugerindo um espaço confortável. À frente do laptop, uma caneca branca repousa sobre um pires, indicando uma pausa para o café.  Centralmente, vemos uma pessoa segurando um smartphone, cujas mãos estão parcialmente fora do quadro. Ao redor desse smartphone, aparecem ícones visuais que simbolizam cuidados com a visão, como um olho destacado e outros símbolos tecnológicos, representando a intersecção entre a tecnologia e a saúde ocular.  Finalmente, um par de óculos de grau está colocado na mesa, próximo ao laptop, reforçando a temática de cuidado com a visão e bem-estar. O ambiente é iluminado por uma luminária ao fundo, criando uma atmosfera tranquila, ideal para a concentração e o relaxamento.
 prioriza a tua saúde visual: frequenta regularmente um oftalmologista da tua confiança . Imagems Gerada por IA

“Alô, alô atenção! alô, alô atenção!”🕶️👓🕉️🆘❌⭕️❗️🔆🔅⚠️✅❇️❎


Acho bem importante trazer, aqui pro blog, algumas sugestões de cuidados com a visão. Além de elas servirem para as pessoas que têm baixa visão enxergarem com um pouco mais de clareza, elas proporcionam mais conforto e menos esforço para os olhos de qualquer vidente.

Atualmente, estamos cada vez mais dependentes da tecnologia e, quase de forma ininterrupta, com um celular na mão ou em frente a um computador. Resultado? Rapidez, praticidade, e olhos cansados, ardidos, doloridos. Quem enxerga, sofre e busca alternativas para amenizar ou solucionar os sintomas, como remédios amigos, colírios ou soro fisiológico, e consultas médicas para verificar a necessidade ou não de uso de óculos. Já quem tem baixa visão, acessa ou reivindica por recursos pra ter mais qualidade e saúde na realização de suas atividades.

Estes recursos, muitas vezes, são encontrados no próprio telefone ou computador, na parte da acessibilidade e, vai por mim: mesmo que a pessoa enxergue muito bem, indico que, pelo menos uma vez no dia, ela utilize um deles. Os mais simples e os mais utilizados são os que eu coloco aqui e, justamente por isto, não demandam quase nada de tempo pra serem acionados, com um baita custo-benefício: dão alívio e descanso pros olhos.

No caso de ferramentas que não estão disponíveis nos equipamentos, como lupas com ou sem lanterna acoplada, telas anti reflexo, teclados adaptados, todas elas muito necessárias para quem tem baixa visão, são encontradas em lojas especializadas ou na internet. Infelizmente, ainda não temos muita oferta deste tipo de material no mercado, mas não podemos negar que este cenário vem melhorando com o tempo.

Então, espero que vocês sigam e curtam as minhas dicas sobre os cuidados com a visão e, de fato, cuidem da de vocês. Estas alternativas, sem dúvida, são bem eficazes e, no mínimo, vão trazer mais bem-estar para a saúde visual de videntes e DV’s. Bora começar!😜


“….e volta e meia eu entro com meu carro pela contramão, eu tô sem óculos….”


Avaliação com oftalmologista: minha primeira dica é preventiva.

Parece óbvia, mas, não é. Isto porque temos muito a tendência de “deixar pra lá”, de achar que é só uma dorzinha de cabeça, que é só uma impressão ou desconforto momentâneos, e aí, o tempo passa e, ou não é nada mesmo, ou as coisas pioram.

Falo isso por experiência própria: passei dois anos procurando um diagnóstico até descobrir a Retinose Pigmentar, RP, e, como me batia muito nos móveis e nas pessoas, me sentia muito insegura para atravessar a rua, tinha muita dificuldade de diferenciar algumas cores, como laranja de rosa, preta de azul marinho, branca de amarela, azul de verde, vivia me auto diagnosticando. Justificativas do tipo “ sou bem estabanada, mesmo”, ou “ah! Vai dizer que este tom não é parecido com a cor que eu disse?”, ou “ vê se tem cabimento colocarem este negócio bem no meio do caminho?”, eram clássicas no meu vocabulário, mesmo eu sendo uma pessoa bem coordenada, mesmo com os tons em questão completamente diferentes e mesmo com caminhos acessíveis.

Outra coisa que eu defendia muito era a questão de diminuir ou aumentar o grau dos meus óculos, já que, desde os 12 anos, uso óculos para astigmatismo e hipermetropia. Então, durante estes dois anos na busca por respostas do porquê da piora da minha visão, fui a vários médicos sempre com estas justificativas na cabeça, achando que eu ia acertar uma das alternativas.

É claro que, quando vamos ao médico, torcemos para que o resultado não seja grave, mas, é fato que existe este risco. Minha intenção, aqui, não é ser negativa nem “jogar praga”, leitor querido!🤩😫😟! O objetivo é chamar a atenção para o quanto boicotamos a nossa saúde de uma maneira geral, e, com os olhos, não é diferente.

Então, faz um esforço e prioriza a tua saúde visual: frequenta regularmente um oftalmologista da tua confiança e fica atento a qualquer sintoma persistente ou pontual que seja bem diferente, desconfortável ou dolorido. Procura não seguir muitas receitas caseiras, a não ser o próprio soro fisiológico pra limpeza frequente, não compra óculos graduados em qualquer lugar e segue o restante das sugestões do mês nos próximos posts pra dar sossego para os olhos, afinal, só quem não tem visão sabe o quanto ela é preciosa e fundamental.🥺🧐😚

Comentários


bottom of page