top of page

“…. São Jorge, por favor, me empresta o dragão. Mais fácil aprender Japonês em Braille….”

  • Foto do escritor: Camila Monteiro
    Camila Monteiro
  • 8 de dez. de 2022
  • 2 min de leitura

Aprender Braille enquanto eu ainda enxergava foi uma baita “mão na roda” e fez toda a diferença pra mim. Pra quem não sabe, o Braille é o sistema de alfabetização no qual os(as) DV’s utilizam o tato pra ler e uma reglete com uma punção pra escrever. A gente utiliza folhas tipo desenho, que são mais grossas e permitem que a “bolinha” das letras fique “barrigudinha” pra ser tocada, e, assim, não corre-se o risco de furar a folha.

A reglete abre do lado direito, tipo uma caixinha de anel, e a folha é colocada nesta abertura. A escrita acontece através dos vários mini-retângulos, na vertical, que possuem 3 pontinhos em cada lateral, totalizando 6 em cada 1 dos retângulos. A gente usa a punção pra formar as letras, forçando-a contra os pontinhos de cada retângulo, respeitando a numeração que cada letra tem: as laterais esquerdas têm os pontinhos 1, 2 e 3 e as direitas 4, 5 e 6, sempre começando de cima pra baixo.

Por exemplo: a letra “a” é escrita com a punção forçando o pontinho 1, a “f”, no 1, 2 e 4, etc. A punção é tipo um mini-lápis com uma ponta em forma de agulha mais grossa com a parte superior em forma de azeitona, como se fosse um “cabeção”….😱😶.

Escrevemos seguindo a linha, como se fosse com uma caneta, já que os mini-retângulos estão um ao lado do outro, e a leitura é realizada ao contrário: escrita de um lado e leitura do outro. Parece difícil, mas não é…. O que complica é a quantidade de detalhes, e é por isto que sugiro que tu aprenda ainda com Baixa Visão. Assim, tu te alfabetiza e, mesmo que tu não utilize, é mais conhecimento pra ti e tu pode ajudar quem não sabe, o que só soma na vida! Eu fiz e faço isto e suuupppeeerrr indico!

Então, partiu Braille!🤔⏳⏱️🔍

1 Comment


sergio9tavates
Dec 15, 2022

Camila.

Sempre pensei como as pessoas aprendem esse idioma ?

Mas i ser humano é incrível. Ou seja somos camaleões onde caímos nos adaptamos.

Like
bottom of page