top of page

“…. Por que você não olha pra mim? Por que você diz sempre que não?….”

Foto do escritor: Camila MonteiroCamila Monteiro

Atualizado: 2 de abr. de 2023

Mulher atravessa a rua com uso da bengala para deficiente visual
O uso da bengala deixa o Deficiente Visual mais livre para andar pelas ruas. Foto de Gustavo Fring no Pexels.

Olha a bengala aqui de novo, gente!😜🙂! Sim, porque ela é fundamental pra independência e segurança do DV, mas, normalmente, é a parte mais difícil de aceitar quando seu uso torna-se necessário…. Penso que, pra quem nasce sem visão, a bengala não é tão chocante pra Saúde Mental quanto pra quem perde a visão com o tempo, ou de forma repentina, já que, desde sempre, ela faz parte da rotina do DV. Por isto, quem precisa da bengala depois de anos caminhando sem precisar de nada nem de ninguém é, no mínimo, irritante e constrangedor….😔🤬🫢😳.

A questão é que, se tu, DV, prioriza tua liberdade de ir e vir, colocando a ti e aos outros em segurança, a bengala não é opção: é necessidade! Não podemos sentir vergonha do que é parte de nós e do que nos dá autonomia…. Existe, sempre, a opção de não usá-la, o que te leva à constante dependência, tendo que pedir pra alguém te acompanhar em qualquer lugar que tu queira ir, o que te tira a autonomia, mas, te poupa da vergonha de ser visto com uma bengala….

Cabe a ti a decisão pelo que tem mais valor, porém, dou a dica: usar a bengala não é um sonho ou projeto de vida, nem pra quem a usa, nem pra quem convive com o usuário, contudo, se é o recurso que há, por que não usá-la? Ela não cura a deficiência nem deixa a gente mais bonito, mas, nos permite ser mais donos da nossas vidas, tranquilizando quem nos Ama mostrando que podemos nos cuidar e nos “virar” quando estamos sozinhos…. Então, DV, partiu treinar com a bengala e zerar a vergonha, até porque, zelar pela tua liberdade segura não é constrangimento, é saúde e inteligência!😎😮‍💨👩🏿‍🦯🧑🏻‍🦯


Aproveita e confere meu vídeo sobre o uso da bengala no meu canal do Youtube;

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page